segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Conheça um pouco da Geomata

Amigos e amigas,

Desculpem pela demora mas aqui estou novamente. Devido feriados e provas eu estive um pouco afastado do Blog e até mesmo da Geomata. Mas o recesso acabou, ainda bem!

Como forma de recompensá-los irei nesta postagem fazer um pequeno tour pela parte mais ativa (do ponto de vista da interferência do projeto).

Abraços e beijos,
Renato "Tona".

---------------------------------------

Chamamos de Mirante o local mais alto na Geomata e é lá que fazemos, normalmente, as reuniões e pique-niques devido sua área protegida do Sol e plana.
 Antes mesmo de descer do Mirante, temos nossa ilha mais nova, feita com muita crotalária e feijão guandu.


Essa ilha foi feita em formato retangular e em um local de declive, por essa razão foi feito um degrau, até deixar o terreno a ser utilizado na ilha, plano.
Era pra ter, também, milho mas algumas formiguinhas danadas levaram embora junto com metade das sementes de crotalária e guandu. Mesmo com essa atuação pesada das formigas alguns guandus e crotalárias brotaram, e brotaram muito bem.
Em seguida veremos, em ordem, fotos das crotalárias e dos feijões guandu que brotaram.



Esta ilha está representada no croqui como Ilha F.
Descendo pelo Mirante veremos logo a nossa esquerda uma Bananeira bem pequena. Esta bananeira estava com pouco mais de 30 centímetros no início do ano, mas com o aumento da pluviosidade nos últimos meses ela deu um salto enorme e acelerou seu crescimento...

Bem em frente teremos nossa Ilha D (sempre em referência ao croqui da postagem anterior) que tem como seu destaque os girassóis que estão prestes a aflorar. Apesar de serem destaque, os girassóis estão muito bem acompanhados de soja, feijão-de-porco, abóbora e tomate... uma beleza!

Lindo, não?
Ao lado da bananeira mencionada anteriormente, vemos a pimenta plantada pela Israella. Esta pimenteira se deu tão bem no solo da Geomata que em pouquíssimo tempo vemos as pequeninas pimentas aflorando.

Por trás de toda grande mulher existe um grande homem (é eu sei, mas assim também faz sentido!).
Perto dali o Yuri fez 2 ilhas... uma muito pequena, como forma de enriquecer o solo com o feijão e experimentando o plantio de cebola.

A outra ilha é um dos destaques da Geomata. Ela foi feita em um dos piores espaços para plantio da Geomata, pois era em um lugar com uma fina camada de solo e repleta de pedras... e mesmo assim vários feijões brotaram ali lindamente.

Essa ilha na verdade é a união de 3 ilhas feitas em tempos diferentes. Na foto da pra ver pela altura dos feijões. Os feijões mais antigos são os que estão mais ao fundo da fotografia. MARAVILHOSO!
Voltando ao nosso tour, em frente à pimenteira tem nossa Ilha A basicamente com feijão guandu e milho... linda...


Esses milhos deram muito trabalho pois cresceram milhos demais e eles começaram a competir, foi preciso retirar alguns milhos para que os remanescentes, hoje, pudessem dar as espigas.
Por último, irei mostrar a bananeira mais antiga da Geomata que nos proporcionou inúmeros cachos enormes e lindos. Ela fica em frente à Ilha A, beirando a grade dos limites da Geomata com a rua.


Para finalizar a postagem, irei colocar aqui uma clássica foto tirada do Mirante pois é o melhor ângulo panorâmico para fotografar. É lindo ver tanto verde onde só víamos areia e lixo.


4 comentários:

  1. Muito legal o tour! Parabéns pela matéria, pelas fotos, pelos plantios, pelo croqui, pelo blog!!!!! Valeu galera da Geomata! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Tourzinho virtual muito bem feito! Eu de 4 sementes de melancia que tentei plantar, apenas 1 germinou, a plantinha ta cada dia maior! Quando ela estiver fortinha o suficiente pra se expor às condicoes naturais com insetos e variacoes de pluviosidade é na geomata que vai continuar crescendo, até nos prover uma bela melancia! haha beijos! Bianca

    ResponderExcluir
  3. Excelente o post... tá sempre melhor! A geomata está com uma evolução surpreendente!
    Abração Tona!
    Bernardo

    ResponderExcluir
  4. 'Por trás de toda grande mulher existe um grande homem (é eu sei, mas assim também faz sentido!).'
    Tirando essa frase absurda hauha esta lindo o blog, espero q possamos postar mais coisas positivas nele, ne?!saudades da geomata do ano passado =]

    Israella

    ResponderExcluir