quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Aaaah, milhos!!!! Eeeeh, tomates?!?!

Amigos e Amigas,

A muito tempo atrás fizemos uma ilha, com ajuda e instruções do pessoal da Engenharia Ambiental, com 4 mudas (três de médio porte e curto prazo e outra de grande porte e crescimento lento) além do plantio de milho e girassol para enriquecer a ilha e ao mesmo tempo proteger as mudas. Posteriormente, creio que duas semanas depois, passei lá com Bernardo e Cayo pra tentar plantar feijões nessa ilha. Empolgados com o dia de trabalho, e sem noção do esforço que teríamos que fazer, fizemos uma outra ilha, a terceira da Geomata, ao lado da mencionada anteriormente.

Os resultados foram bem inesperados... na segunda ilha o milho, muito ligeiro, tomou conta do lugar, abafando todas as outras sementes plantadas. De fato ele protegeu, e ainda protege, as mudas, mas o girassol e o feijão foram engolidos.



Assim como na primeira, nenhum girassol conseguiu brotar na segunda, porém as mudas cresceram um pouco mais e as outras plantas complementares conseguiram brotar como o feijão.



O bacana foi que uma "febre" de tomates apareceu por lá... sem que alguém percebesse várias mudas de tomates surgiram por toda a área do mirante até o local das ilhas, inclusive dentro das ilhas, há um pé de tomate em cada uma. Após investigar, descobri que os tomates vieram junto com composto orgânico doado pela queridíssima Inês em sua cantina... fantástico, não?!



Enfim, na última segunda-feira por conselho do chefe da manutenção que entende bastante de plantio, eu cortei metade dos milhos da segunda ilha.


Ainda acho que precisa cortar mais, mas preferi cortar menos milhos do que exagerar... Gaia agradece. Os milhos não só ocuparam espaço demais como estavam competindo. Fica bastante evidente se olharmos os milhos da terceira ilha, plantados cerca de 2 semanas depois... eles estão muito mais altos e fortes.
Enfim, o resultado foi o seguinte:



Esses não foram nem os grandes feitos do dia... o plantio dos feijões. Para isso eu farei um tópico especial em homenagem aos feijões, pois eles além de se firmarem muito bem na Geomata estão fazendo milagres com aquele solo empobrecido.
Próximo "post" será sobre a reunião na última terça-feira, 15 de setembro de 2009, com a ATA e um resumo das conclusões.

Beijos e abraços,
Renato.

LEMBRETE - Mutirão
Data: 22/09/2009
Horário: 12:00h
Local: Geomata
Objetivo: Capinar e elaborar um croqui/esboço

2 comentários: