terça-feira, 22 de setembro de 2009

ATA de Reunião

Data: 22/09/2009
Horário: 11:00h (aprox.)
Local: Mirante da Geomata
Tópicos: elaboração de croqui, área da horta, SAF e Mata Atlântica, idéias, oficina, bioconstrução.

1) Elaboração do croqui:
Iniciamos a reunião falando da necessidade de organizarmos as idéias em espaços pré-determinados como forma de atender ao interesse de todos sem prejudicá-los pela competição. Para que isso fosse possível começamos a elaborar o croqui da área principal da Geomata, espaço de frente para o corredor da pós-graduação da geografia.

2) Área da horta:
As exigências de uma horta são grandes e sua manutenção diária, por essas razões decidimos mudar o local da futura horta. O que antes seria ao lado da vala e do atual plantio de feijões será em frente ao prédio de Geologia em uma área ainda com poucas árvores que apesar do solo desnivelado será muito mais produtivo por ser uma área de céu aberto. Há uma expectativa de início do plantio para no máximo no final do período 2009/2.

3) SAF e Mata Atlântica:
Tendo o manejo como foco, concluímos que o SAF (Sistema Agro-Florestal) e o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica podem ser trabalhados de forma conjunta. Assim, atendemos aos interesses de um grupo focado na Mata Atlântica e outro que busca uma forma sustentável de plantio. "Lincando" à ATA da reunião anterior, fica no ar o que seria área de experimentação. Entendemos isto como TODO o espaço da Geomata, ou seja, todas as formas de utilização do solo são experimentações.

4) Idéias:
Foram colocadas idéias sobre divulgação da Geomata através de filmes voltados para essa área (SAF, agroecologia, Mata Atlântica, recuperação de área degradada) e de palestras. Tais idéias devem ser amadurecidas pois são ótimas mas exigem tempo e empenho além do espaço físico, Geomata.

5) Oficina:
Como forma de aperfeiçoar nossos conhecimentos e valorizar o aprendizado prático, tentaremos elaborar oficinas especialmente voltadas para a aplicação e manutenção de horta e de bioconstruções (bambu).

6) Bioconstrução:
Por uma necessidade de acomodar melhor os interessados, planejamos a construção de bancos e toldos com bambu.

PRESENTES:
Yuri, Israela, Cayo, Raíza, Renato, Bernardo, Alice, Eric, Alan, Glauco, Urubatan e Marcelo.



LEMBRETE: Próximo Mutirão
Data: 29/09/2009 (estamos abertos para mudança de data e horário da reunião, a fim de possibilitar o maior número de interessados)
Horário: 10:00h
Local: Mirante da Geomata
Objetivo: Capinar, iniciar a limpeza da área da horta e começar a tapar a vala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário